CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
CONTOS DE FADas
ALUNO
RA
Polo
ANO
TEMA
Aprendendo com os contos
SITUAÇÃO-PROBLEMA
As escolas encontram dificuldades
para trabalhar com contos em sala de aula pois, nem sempre os educadores estão
preparados para um bom trabalho com as crianças. Este projeto propõe trabalhos
que engajem toda a comunidade escolar na perspectiva de oferecer aos alunos
essa experiencia de encantamento e magia.
JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
Este tema tem grande importância na educação infantil, pois através das
leituras as crianças vão interagindo com os livros e despertando o interesse
para leitura e imaginação. Segundo Piaget a criança não é um ser passivo cujo
cérebro deve ser preenchido, mas ativo que necessita de alimento. Alimento esse
que se encontra nos contos que trazem sempre um incentivo para a criança.
Muitas crianças nessa fase vivenciam nas escolas apenas aulas que preenchem o
cérebro de informações, pois são cobradas pelos educadores e pais que precisam
aprender a ler e a escrever, isso acaba sobrecarregando a criança e não
permitindo que desenvolva o imaginário e o acesso e manuseio dos livros mesmo
sem saber ler.
A criança na maioria das vezes tem o contato com a literatura apenas na
escola, porem pesquisas realizadas mostra que muitos professores estão
despreparados para trabalharem com a literatura em sala. De acordo com Souza (1992)
o professor, que poderia estar intermediando a relação criança livro, não o faz
porque muitas vezes seu contato com a literatura é deficitário. Na formação
desses profissionais falta preparo tornando um problema educacional, sem
expansão para novos conhecimentos.
Os contos fazem parte do mundo da criança, estes proporcionam emoções e
vivencias significativas, pois apresentam elementos mágicos pertencentes a um
mundo imaginário que encantam as crianças. Assim elas desenvolvem sua
criatividade, expressões, linguagem, imaginações etc.
De acordo com Piaget, as crianças
adquirem valores morais não só por internalizá-los ou observá-los de fora, mas
por construí-los interiormente através da interação com o meio ambiente. Nesta
fase, ouvir histórias (principalmente os contos), entre outras atividades, é
possibilidade real de desenvolvimento e aprendizagem.
PÚBLICO-ALVO
4 a 5 anos
OBJETIVOS
Objetivo
geral
O objetivo deste projeto é recuperar as histórias na infância e inserir
as crianças no mundo mágico e imaginário despertando nelas o interesse pela literatura
através de leitura, interpretação e apresentação, pois os contos exercem grande
fascínio nas crianças desenvolvendo habilidades de argumentação e recriação.
Objetivos específicos
Expressar se por meio de desenhos e pinturas
Desenvolver a linguagem oral
Identificar as histórias e suas mensagens
Descrever personagem e suas ações
Trabalhar gesticulação
Despertar relações afetivas
Trabalhar o imaginário
PERCURSO METODOLÓGICO
• Promover
a semana de contos
A semana dos contos será trabalhada com um conto por dia em cada sala, será
apresentado para os alunos através de recurso de mídia e depois eles irão
reproduzir através dos desenhos, que será apresentado no final do projeto.
• Preparar
um conto específico para ser apresentado no simpósio com uma data específica
para toda a escola.
O professor escolhera um conto que foi apresentado na semana
para ser reproduzido pelos alunos da forma que eles conseguirem, deverá
ser uma apresentação espontânea, mas com a ajuda o professor.
• Utilizar
recurso de mídia para ajudar nas apresentações com histórias em desenhos
os professores que desejarem poderá preparar vídeos das apresentações em
sala para ser transmitido em telões exposto para a comunidade escolar, em sala
de aula os contos poderão ser contados ou apresentados em recursos de mídia,
assim a criança conseguira guardar maiores informações.
• Após
cada conto deixar as crianças desenharem
Após cada conto apresentado em sala pelo professor, o aluno deverá
reproduzi-lo através dos desenhos isso o ajudara a trabalhar o imaginário.
• Utilizar
músicas com histórias
Há muitas músicas especificas que deverá ser utilizada para enriquecer
ainda mais o projeto, as crianças aprendem muito com as músicas.
• Usar
livros de contos
Os livros são essenciais nesse projeto, pois o contato com os livros
auxilia no desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo das crianças. mesmo
não sabendo ler esse contato com a textura do livro, o ato de sentir o cheiro,
ao folhearem a página as crianças se desenvolvem.
·
Apresentação do simpósio
Todas as atividades desenvolvidas como desenhos, pinturas e vídeos
realizadas em sala será apresentada no simpósio com a participação da
comunidade escolar. Serão expostas todas as pinturas, desenhos etc.
As crianças apresentarão o conto escolhido pelos professores.
Os professores apresentarão um conto com fantoches
RECURSOS
Livros para as crianças
Tv ou telão para apresentação no simpósio
Fantoches que serão utilizados pelos professores
Som
Lápis de cor, giz de cera e guache
Folhas de sulfite para reprodução dos contos
O simpósio será na quadra da escola
Toda a comunidade escolar estará envolvida.
CRONOGRAMA
Duração de um mês divididos das seguintes formas
1° semana
|
Apresentação dos contos
em sala para os alunos, cada dia um conto diferente
|
2° semana
|
Continuação da apresentação dos contos em
sala para os alunos.
|
3° semana
|
Preparação do simpósio,
ensaios para apresentação das crianças, gravações de vídeos se necessário.
|
4° semana
|
Preparação dos professores
para apresentação com fantoches, ensaio etc.
|
simpósio
|
Dia da culminância do
projeto.
|
:
.
AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL
A avaliação será feita através da observação das crianças, de como elas acolherão
e desenvolverão o projeto. Será registrado as emoções, as ideias inseridas por
elas, a demonstração de interesse pelos livros, as curiosidades, as
imaginações, a escrita, a oralidade etc.
A apresentação final no simpósio será de forma expositiva, cada trabalho será
apresentando por turmas, tendo uma galeria de exposições dos desenhos e
pinturas bem a vista de todos para a apreciação. As turmas apresentarão os
teatros no palco preparado pela escola para que todos possam prestigiar, assim
coo a apresentação dos professores.


10. REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário