segunda-feira, 15 de junho de 2020

PPAP-POSTAGEM 2-EI- nota 10


CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

 

 

 

CONTOS DE FADas


ALUNO

 RA

 

 


 

 

 

Polo

ANO

 



TEMA

 

Aprendendo com os contos

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA

 

  As escolas encontram dificuldades para trabalhar com contos em sala de aula pois, nem sempre os educadores estão preparados para um bom trabalho com as crianças. Este projeto propõe trabalhos que engajem toda a comunidade escolar na perspectiva de oferecer aos alunos essa experiencia de encantamento e magia.

 

JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO

 

Este tema tem grande importância na educação infantil, pois através das leituras as crianças vão interagindo com os livros e despertando o interesse para leitura e imaginação. Segundo Piaget a criança não é um ser passivo cujo cérebro deve ser preenchido, mas ativo que necessita de alimento. Alimento esse que se encontra nos contos que trazem sempre um incentivo para a criança. Muitas crianças nessa fase vivenciam nas escolas apenas aulas que preenchem o cérebro de informações, pois são cobradas pelos educadores e pais que precisam aprender a ler e a escrever, isso acaba sobrecarregando a criança e não permitindo que desenvolva o imaginário e o acesso e manuseio dos livros mesmo sem saber ler.

A criança na maioria das vezes tem o contato com a literatura apenas na escola, porem pesquisas realizadas mostra que muitos professores estão despreparados para trabalharem com a literatura em sala. De acordo com Souza (1992) o professor, que poderia estar intermediando a relação criança livro, não o faz porque muitas vezes seu contato com a literatura é deficitário. Na formação desses profissionais falta preparo tornando um problema educacional, sem expansão para novos conhecimentos.

Os contos fazem parte do mundo da criança, estes proporcionam emoções e vivencias significativas, pois apresentam elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que encantam as crianças. Assim elas desenvolvem sua criatividade, expressões, linguagem, imaginações etc.

De acordo com Piaget, as crianças adquirem valores morais não só por internalizá-los ou observá-los de fora, mas por construí-los interiormente através da interação com o meio ambiente. Nesta fase, ouvir histórias (principalmente os contos), entre outras atividades, é possibilidade real de desenvolvimento e aprendizagem.


PÚBLICO-ALVO

4 a 5 anos

 

 

OBJETIVOS


Objetivo geral


O objetivo deste projeto é recuperar as histórias na infância e inserir as crianças no mundo mágico e imaginário despertando nelas o interesse pela literatura através de leitura, interpretação e apresentação, pois os contos exercem grande fascínio nas crianças desenvolvendo habilidades de argumentação e recriação.

 



Objetivos específicos

Expressar se por meio de desenhos e pinturas

Desenvolver a linguagem oral

Identificar as histórias e suas mensagens

Descrever personagem e suas ações

Trabalhar gesticulação

Despertar relações afetivas

Trabalhar o imaginário

 

PERCURSO METODOLÓGICO

 

      Promover a semana de contos

A semana dos contos será trabalhada com um conto por dia em cada sala, será apresentado para os alunos através de recurso de mídia e depois eles irão reproduzir através dos desenhos, que será apresentado no final do projeto.

      Preparar um conto específico para ser apresentado no simpósio com uma data específica para toda a escola.

O professor escolhera um conto que foi apresentado na semana

para ser reproduzido pelos alunos da forma que eles conseguirem, deverá ser uma apresentação espontânea, mas com a ajuda o professor.

      Utilizar recurso de mídia para ajudar nas apresentações com histórias em desenhos

os professores que desejarem poderá preparar vídeos das apresentações em sala para ser transmitido em telões exposto para a comunidade escolar, em sala de aula os contos poderão ser contados ou apresentados em recursos de mídia, assim a criança conseguira guardar maiores informações.

      Após cada conto deixar as crianças desenharem

Após cada conto apresentado em sala pelo professor, o aluno deverá reproduzi-lo através dos desenhos isso o ajudara a trabalhar o imaginário.

      Utilizar músicas com histórias

Há muitas músicas especificas que deverá ser utilizada para enriquecer ainda mais o projeto, as crianças aprendem muito com as músicas.

      Usar livros de contos

Os livros são essenciais nesse projeto, pois o contato com os livros auxilia no desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo das crianças. mesmo não sabendo ler esse contato com a textura do livro, o ato de sentir o cheiro, ao folhearem a página as crianças se desenvolvem.

·         Apresentação do simpósio

Todas as atividades desenvolvidas como desenhos, pinturas e vídeos realizadas em sala será apresentada no simpósio com a participação da comunidade escolar. Serão expostas todas as pinturas, desenhos etc.

As crianças apresentarão o conto escolhido pelos professores.

Os professores apresentarão um conto com fantoches

 

RECURSOS


Livros para as crianças

Tv ou telão para apresentação no simpósio

Fantoches que serão utilizados pelos professores

Som

Lápis de cor, giz de cera e guache

Folhas de sulfite para reprodução dos contos

O simpósio será na quadra da escola

Toda a comunidade escolar estará envolvida.

 

 

CRONOGRAMA


Duração de um mês divididos das seguintes formas

 

1° semana

Apresentação dos contos em sala para os alunos, cada dia um conto diferente

2° semana

 Continuação da apresentação dos contos em sala para os alunos.

3° semana

Preparação do simpósio, ensaios para apresentação das crianças, gravações de vídeos se necessário.

4° semana

Preparação dos professores para apresentação com fantoches, ensaio etc.

simpósio

Dia da culminância do projeto.

:

.

 

AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL


A avaliação será feita através da observação das crianças, de como elas acolherão e desenvolverão o projeto. Será registrado as emoções, as ideias inseridas por elas, a demonstração de interesse pelos livros, as curiosidades, as imaginações, a escrita, a oralidade etc.

A apresentação final no simpósio será de forma expositiva, cada trabalho será apresentando por turmas, tendo uma galeria de exposições dos desenhos e pinturas bem a vista de todos para a apreciação. As turmas apresentarão os teatros no palco preparado pela escola para que todos possam prestigiar, assim coo a apresentação dos professores.

 

Image result for apresentação na escola sobre contos na educacao infantilarquivo do google
Image result for apresentação na escola sobre contos na educacao infantil desenhosfonte google
10. REFERÊNCIAS

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/a-importancia-dos-livros-e-da-leitura-na-educacao-infantil


http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para a educação infantil. Brasília: 1998.


. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1ª a 4ª série), Brasília, 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário